Publicado em 2016, cinco anos depois de o Cérebro da Criança, Cérebro Adolescente se dedica a explorar o desenvolvimento cerebral durante a adolescência, período definido pelos autores que vai dos 12 aos 24 anos.
Essa obra destaca o potencial criativo e a coragem da mente adolescente, enfatizando a importância de apoiar e entender essa fase de crescimento. Ele é fundamentado nas mais recentes pesquisas sobre neurociência e psicologia do desenvolvimento e considera a plasticidade cerebral e a maturação das funções executivas como bases de discussão.
Essa perspectiva, ao destacar o potencial criativo e a coragem dos jovens, ajuda a mudar a narrativa cultural sobre essa fase da vida, promovendo uma abordagem mais empática e informada para lidar com questões comportamentais e emocionais, influenciando práticas parentais e educacionais.
Siegel e Bryson situam essas descobertas no contexto das mudanças sociais e culturais que afetam os adolescentes hoje, oferecendo uma visão atualizada sobre o desenvolvimento da mente jovem.
Assim como o livro anterior de Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson (O cérebro da criança), esse livro combina descobertas científicas com uma linguagem acessível (com uso de metáforas e explicações simples) para explicar como o cérebro evolui e como essas mudanças influenciam seu comportamento, tomada de decisão, emoções e relacionamentos.
Embora o livro tenha sido escrito focado na família, volto a defender o ponto que argumentei na resenha do cérebro da criança: “sua leitura é mais indicada para educadoras parentais, professoras, psicólogas infantis, pediatras e assistentes sociais, pois cabe às profissionais que amparam famílias percorrer esse caminho de estudo para poderem oferecer orientações com embasamento científico e não reprodução de ideias do senso comum.”
Veja, minha posição não é contra a leitura de pessoas leigas, mas uma oposição a oprimir pais e, principalmente mães, para que elas sejam especialistas numa infinidade de repertórios para que possam cuidar bem de seus filhos.
Para profissionais que queiram se manter atualizar e fazer uma leitura crítica sugiro a leitura da obra Uma breve história da adolescência, que coloca em cena a construção social relativamente recente dessa etapa da vida e também a obra de Francoise Dolto: A cauda do Adolescentes. Ambas serão resenhadas em breve.
Espero que você aproveite a leitura!
Leia também a resenha sobre O Cérebro da Criança https://olugardocuidado.com.br/o-cerebro-da-crianca/