Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

POR QUE SEU FILHO EXPLODE DIANTE DE UM LIMITE?

Uma explicação da neurociência

Quando nós, mamíferos, estamos diante de uma ameaça, temos 4 estratégias naturais de enfrentamento:

  1. engajamento social
  2. fuga 
  3. luta
  4. congelamento

Quando nós, mães ou pais, colocamos um limite nos  nossos filhos, estamos ameaçando um desejo deles. Isso explica porque eles explodem, entraram no modo luta.

Mas por que não usaram as outras estratégias?

Se eles só tem você nessa relação, como vão buscar engajamento social?

Bom, eles podem se mostrar insistentes, argumentando até você ceder. Eles usarão esse caminho, se houver alguma chance, pode ter certeza.

A fuga acontece quando sua criança já sabe que não há possibilidades de um sim e eles fazem escondido. Eles estão apenas fugindo da ameaça ao atendimento do próprio desejo.

Agora quando a estratégia usada for o congelamento, o que vemos é uma criança boazinha e obediente que de abriu mão de próprio desejo porque não  encontrou possibilidade de apoio, espaço de fuga, nem energia para a luta. É com certeza o pior cenário para a criança.

Então o que podemos fazer?

  1. Tenha muita convicção dos limites e  ceda de vez em quando se avaliar que tudo bem. Não porque não aguenta mais a argumentação da sua criança, mas porque um pouco de flexibilidade faz bem para todo mundo.
  2. Se pegar seu filho fazendo escondido, não o julgue de mentiroso, nem ache que ele será um delinquente, mal-caráter Ele apenas está buscando defender um desejo.
  3. Quando sua criança explodir, lembre que ele está defendendo algo e não te atacando. Valide o direito dela de defesa. Isso não significa concordar com a explosão, nem ceder ao desejo. Trata-se de humanizar o comportamento do seu filho reconhecendo a legitimidade.
  4. E se seu filho tem sido muito obediente, reveja a sua flexibilidade e tua reação diante das estratégias dele de fazer o que deseja. Ele pode estar sem outros recursos e embora seja muito bom para  nós, adultos, que as crianças sejam boazinhas, para elas pode ser muito nocivo do ponto de vista psíquico, prejudicando substancialmente a autoestima e o desejo de viver.

E se para você tem sido difícil lidar com as reações do seu filho, saiba que um atendimento parental pode ajudar muito. Temos profissionais altamente qualificados aqui no nosso grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos