Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ELES CRESCERAM! COMO FALAR SOBRE A MENARCA COM SEUS FILHOS?

Se você é mãe (ou pai) de uma menina, já deve ter se perguntado como conversar sobre as mudanças que acontecem no corpo com a chegada da puberdade e prepará-la para a menarca — a primeira menstruação. 

Esse é um tema muito belo e delicado e a maneira como lidamos com ele e conversamos com nossas crianças pode influenciar significativamente como será a relação das meninas com seus corpos por toda a vida.

Gosto do caminho de tratar a menstruação como algo belo e sagrado que acontece com as mulheres todos os meses. Para isso, o primeiro passo é que nós, mulheres, tenhamos uma relação saudável com nosso próprio corpo e com nossos períodos mensais. Se vivenciamos nossa menstruação todos os meses como um incômodo, como algo que traz apenas desconforto, dor, mal estar, dificilmente conseguiremos transmitir às nossas filhas a ideia de algo belo e delicado. 

E esse é um diálogo que não pode ser exclusivo das mulheres. Homens — especialmente os pais — também têm um papel importante. Se vocês, homens, costumam ter uma narrativa pejorativa sobre a TPM, também estão prejudicando o bom relacionamento feminino com esse ciclo mensal.

Ter uma atitude de respeito e naturalidade é uma maneira poderosa de contribuir para que todos, meninas e meninos, vejam a menstruação de uma forma positiva e respeitosa.

Entendo que muitas mulheres sentem grandes desconfortos e dores todos os meses e que haja oscilações de humor nesse período, por isso é necessário que não só tenhamos uma boa relação emocional com nosso ciclo menstrual, mas também que busquemos ajuda profissional para lidar com desconfortos excessivos. Isso também vale para sua filha.

Se, nós, mães e pais, tivermos uma relação saudável com esse momento, se tratarmos desde sempre com naturalidade, teremos um caminho de conversas tranquilas. Se desde pequeninas as crianças nos observam numa relação respeitosa com o tema nesses dias do mês, falando com naturalidade, será mais fácil conversar conforme forem crescendo. 

Muitas vezes quando nossos filhos são pequenos,  tomamos banho com eles, nos trocamos na frente deles. Se nesses momentos eles virem o sangue e formos explicando com naturalidade que não é um machucado, que é natural, que acontece todos os meses, meninas e meninos vão interiorizando esse sentimento de naturalidade. Também podemos dizer às nossas filhas que quando crescerem passarão pelo mesmo, assim como as amigas dos nossos filhos.

Conforme forem ficando mais velhos, podem perguntar o porquê isso acontece e podemos com muito carinho explicar que todos os meses o corpo feminino se prepara para receber um bebê e se isso não acontece, o cantinho onde o bebê cresceria se desmancha e será preparado novamente no outro mês.

A cada fase, as perguntas podem ir se tornando mais elaboradas e só precisamos ir respondendo com naturalidade e de acordo com cada faixa etária, sempre trazendo imagens belas. 

Conforme as meninas entram na puberdade, devemos deixá-las preparadas para o que acontecerá em breve, ensinando sobre a fisiologia, o porquê e como isso acontece todos os meses, higiene pessoal e ajudando a preparar uma nécessaire onde possa ter seus absorventes guardados. 

Uma boa estratégia pode ser presenteá-las com livros que tratem do tema de forma bela e que proporcionem a oportunidade de uma conversa íntima e amorosa. Festejem com elas esse momento tão especial e belo da natureza feminina!

Finalmente, como mãe de um menino, não posso deixar de dizer que precisamos ensiná-los sobre o que é esse momento para as mulheres desde cedo, mas especialmente quando entram na puberdade. Precisam ser respeitosos e empáticos com as meninas e entender que as colegas de turma passarão por isso e que não devem debochar, intimidar ou fazer piadinhas. Devem tratar com respeito e seriedade algo da natureza feminina que é intimamente ligado à vida.

Se ensinarmos desde pequenas nossas crianças a lidarem com naturalidade sobre o que é tão especial e sagrado do corpo feminino, será muito mais tranquilo conversarmos sobre todas as outras mudanças que ocorrem no corpo e na alma durante a puberdade e adolescência. O caminho pode ser diferente para cada família, mas se for feito com amor e confiança, levará as meninas a terem uma relação de autocuidado e conforto com o próprio corpo e os meninos a terem uma relação respeitosa com o ciclo feminino.

Vou deixar duas dicas de leitura – A lua de Alice: Uma história sobre a primeira menstruação e os ciclos femininos – Carol Petrolini e A menina que virou lua – Morena Cardoso

E se você sentir precisa de ajuda nesse momento, fazemos atendimento parental para que eu, ou uma das nossas educadoras parentais, te escute e te apoie nessa jornada que é sempre mais potente quando feita de forma coletiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos